Por Ronaldo Capra, autor de História Divertida
“Penso, logo existo”. O filósofo francês René Descartes (1595-1650) foi quem mandou essa. E o que isso quer dizer? Primeiro, quando ouvir falar em método cartesiano, deve saber que tem a ver com esse filósofo. Cartesiano, Descartes… sacou?
O ponto de partida para entender o pensamento desse cara é a dúvida. Ele dizia que tudo devia ser posto em xeque, inclusive a sua própria existência. Ô louco, meu! Todas as teorias podiam ser refutadas ou substituídas. Mas tinha uma coisa que ele não podia duvidar: a existência da dúvida. A ideia dele era que, para duvidar de alguma coisa, eu preciso pensar. E para pensar, eu preciso existir. Bingo!
Olhe as 4 regras do método cartesiano:
Evidência: Jamais, de jeito maneira, nunca aceite como verdadeiro algo duvidoso.
Análise: Ao encarar um problema, faça igual ao Jack, o Estripador: dividida em partes. Fica mais fácil de entender.
Síntese: Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, sempre comece resolvendo os problemas menores, as partes menos complicadas. Depois você vai para cima dos problemas maiores.
Enumeração: Enumerar todas as partes e revisar cada etapa, pois isso vai ajudar na identificação das cagad… ops, dos erros.
Para saber mais sobre personagens e acontecimentos relevantes da história, conheça a obra História Divertida, escrita por Ronaldo Capra.
Ronaldo Capra é graduado em História. Em 2022, criou um blog e uma página no Facebook com o intuito de disseminar o conhecimento de uma forma lúdica. História Divertida é o seu primeiro livro.
História divertida faz jus ao nome, o autor tem a sensibilidade de passar informações de maneira leve e com um toque muito especial de humor. A leitura se torna prazerosa , onde o tempo passa e vc nem percebe , um livro que vc quer ler muitas vezes !!! Aguardando o próximo. Parabéns !!
Querida Márcia, fico muito contente que gostou. Você foi uma pessoa muito importante para que esse sonho se tornasse realidade. Serei eternamente grato. Abraço!
Livro SINGULAR! Fácil e leve de ler! Leitura muito agradável! Chega a ser hipnotizador! Muito bom! Parabéns ao autor e a Editora! Aprender histórias únicas não precisa ser chato!
Meu caro Flabenilto, muitíssimo obrigado pelo comentário. É muito bom saber que os leitores estão gostando do que escrevi, pois a ideia era exatamente essa: apresentar a História de uma maneira lúdica. Abração!
Ronaldo Capra arrasa mais uma vez com seu toque único de transformar filosofia em diversão pura! Em sua “História Divertida”, ele pega um tema denso como o método cartesiano e o destrincha de forma leve, hilária e acessível, sem perder a profundidade. Descartes ficaria orgulhoso de ver suas ideias tão bem explicadas e, de quebra, com um toque de humor que faz a gente pensar e rir ao mesmo tempo. Uma leitura obrigatória para quem quer aprender e se divertir!
Róbson, fico sem palavras pra agradecer tanta generosidade. Comentários como o seu são incentivadores e fazem-me continuar nessa jornada de “ensinar” História de uma maneira mais leve e bem-humorada. Abraço!
Conheci o Blog História Divertida e agora com o livro em mãos ficou muito mais legal. O modo de aprender História de forma criativa e que atiça a curiosidade com certeza vai trazer sorrisos, reflexões e muita conversa. O livro é uma excelente ferramenta para os pais e com certeza poderá ser usada em sala de aula. Parabéns pela atitude de deixar a História mais Divertida.
Caríssimo Válter, primeiramente quero te agradecer por ser um apoiador do blog História Divertida desde o início. “Segundamente” como diria Vicente Matheus – ex-presidente do meu Corinthians – pelo seu comentário tão gentil. Abração!
História Divertida nos trouxe a leveza do bom humor, aplicada com sabedoria pelo Ronaldo Capra, nos mais diversos assuntos da nossa história.
Parabéns, sucesso 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado Aldair! Sei que você já acompanha o blog e a página do Facebook há um bom tempo. Para mim, é um privilégio contar com a sua leitura. Abraço!
Parabéns! Este livro é realmente excelente. O autor possui uma habilidade notável para transmitir conhecimento de forma didática e envolvente. Ao abordar temas relevantes com leveza e humor, ele torna a leitura ainda mais prazerosa e cativante.
Assim eu vou ficar convencido… Juliana, eu fico contentíssimo com o seu comentário e, ainda mais, por você ter gostado do livro. Gratidão!
Essa parte é duvidosa: “Análise: Ao encarar um problema, faça igual ao Jack, o Estripador: dividida em partes. Fica mais fácil de entender.”
Jack Estripador ( como diz o nome ) tirava apenas a parte que interessava, e não dividia em partes. Portanto é uma interpretação errônea, ou falácia, que confunde e prejudica a análise.