Por Thomas Hahn, autor de Sou Cristão, E Agora? Primeiros Passos Com Jesus’’
Religiosidade e Espiritualidade – duas palavras que nos trazem à mente valores positivos, desejáveis, dignos de serem metas a serem conquistadas em nossa caminhada cristã. Mas o que significam, na prática, estas palavras?
Religiosidade dá a entender uma profunda doação de nosso tempo e esforço a ações que se desenvolvem em torno do nosso envolvimento com a igreja, seus rituais, suas cerimônias, suas liturgias, seus programas, seus princípios e doutrinas, observância fiel às reuniões de oração, práticas de jejum, dias especiais. Em suma, a religiosidade nos leva a ser centrados unicamente na igreja.
A espiritualidade significa nosso esforço em nos aproximar cada vez mais ao comportamento de um cidadão do Reino dos Céus, deixando de lado e para trás nosso envolvimento com coisas terrenas. Manifesta-se, via de regra, por um afastamento da vida em sociedade, por um isolamento, no qual não permitimos interferências externas em nossa busca por uma maior intimidade com Deus, através da meditação, leituras, orações e jejuns (por vezes também a mortificação da carne). Desde o princípio da era cristã, iniciada no Oriente Médio, podiam se encontrar eremitas morando em cavernas no deserto, isolados do mundo; eram, via de regra, considerados santos.
Ambas estas visões de como conduzir e desenvolver a vida cristã perigam se afastar da mensagem cristã, dos ensinamentos de Jesus. Tudo que Deus requer do cristão é que este ame a Deus acima de tudo e todos, e que ame ao próximo como a si mesmo. O amor a Deus é expresso pela nossa obediência a Ele, vivendo de acordo com Sua verdade transmitida a nós através das Escrituras (a Bíblia). Já a espiritualidade segue o mesmo caminho, acrescido pelo nosso tempo dedicado ao convívio com Deus em oração, buscando conhecer Sua vontade para nossas vidas, confessando nossos pecados, orando uns pelos outros ´buscando forças para viver a vida cristã.
Porque a vida em Cristo é aqui, na Terra, interagindo com pessoas de carne e osso como nós, amando até aqueles que não nos são amáveis, socorrendo os necessitados, pregando e praticando a justiça social, sendo mansos e humildes, interagindo em paz com nosso semelhante. Sujando nossas mãos no barro da vida. Vivendo uma vida abundante. Fugindo de uma visão elitista e egoísta da nossa fé.
Para saber mais sobre o assunto, conheça a obra Sou Cristão, E Agora? Primeiros Passos Com Jesus’’, escrita por Thomas Hahn.
Thomas Hahn é formado em Engenharia Industrial pela Universidade de Yale, trabalhando no mercado financeiro e de seguros. Cristão de 1975, é membro ativo de sua igreja local. Como escritor, publicou crônicas no principal jornal de Cotia (SP) durante 35 anos, lançando também o livro de memórias Vou te Contar, de 2013.