Do Planejamento à Elaboração: Programa Formativo Docente em Tecnologia Assistiva na Área da Deficiência Visual Voltado para Redes de Ensino
Por Adriana da Silva Maria Pereira, autora de Do Planejamento à Elaboração: Programa Formativo Docente em Tecnologia Assistiva na Área da Deficiência Visual Voltado para Redes de Ensino
Contamos com mais de 30 anos de uma política de inclusão escolar no Brasil, que visa garantir não só a matrícula, mas um percurso formativo equitativo e personalizado, para os alunos com deficiência e público-alvo da Educação Especial, que priorize a eliminação de barreiras e promova, de fato, a acessibilidade em suas diversas dimensões.
O lançamento do novo plano intitulado “Novo Viver sem limite: plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência”, pelo governo federal em 23 de novembro de 2023, ratifica não só as diretrizes do Plano Viver sem Limite, promulgado em 2011, como também amplia a discussão da importância da acessibilidade e tecnologia assistiva como recurso para mitigar as barreiras arquitetônicas e comunicacionais que tanto dificultam o acesso às oportunidades de forma democrática.
Essa discussão crítica-reflexiva também é apresentada na obra “Do planejamento à elaboração: programa formativo docente em Tecnologia Assistiva na área da Deficiência Visual voltado para redes de ensino” da autora, Adriana da Silva Maria Pereira, no capítulo específico sobre as contribuições da Tecnologia Assistiva para o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual.
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