A Formação do Professor de Educação Física: Reflexões a Partir do Estágio Supervisionado
R$66.00
A proposta abordada neste livro versa sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física e apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Acreditamos que a formação exigida para a profissionalização docente possa ser compreendida como vetor de mudanças nas práticas educativas, superando a ideologia legitimadora da qualificação profissional apoiada na racionalidade técnica para um contexto da racionalidade prática e crítica, pautada na indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, o livro está estruturado em duas partes e tem como objeto de análise o processo de formação docente do licenciado em Educação Física em uma universidade amazônica, desde o estágio curricular supervisionado, organizado a partir de três dimensões: Documentos legais; Coordenador do curso; Docente orientador do estágio; e Discentes do 6º período da universidade estudada, cuja análise e discussão deram-se por meio da triangulação interativa dos dados. Constatou-se que a articulação entre formação inicial e as expectativas pessoais, sociais e profissionais podem produzir um espaço de mudanças e inovações no desenvolvimento da profissionalização docente. Esta obra apresenta uma proposta de estágio realimentado pelos sujeitos que vivem a teoria e a prática, pela profissão exercida e pelo compromisso com a Educação realizada nos âmbitos escolares. É indicada para docentes e discentes da educação superior, nos cursos de licenciatura, bem como para os gestores e professores que atuam na educação básica.
AUTORES
Informação adicional
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-3761-2 |