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O livro traz reflexões sobre a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais no ensino de Matemática, especificamente, da operação de multiplicação. Fundamentado teoricamente em Vigotski, Duval e estudiosos da Educação Matemática, apresenta a argumentação de que as representações semióticas constituem-se em instrumentos de mediação pedagógica na direção da apropriação do conhecimento matemático.
O livro traz reflexões sobre a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais no ensino de Matemática, especificamente, da operação de multiplicação. Fundamentado teoricamente em Vigotski, Duval e estudiosos da Educação Matemática, apresenta a argumentação de que as representações semióticas constituem-se em instrumentos de mediação pedagógica na direção da apropriação do conhecimento matemático. Para os anos iniciais, essa discussão ainda precisa adentrar a formação de professores, promovendo reflexão e compreensão sobre as produções e registros das crianças ao representarem conceitos matemáticos e sobre as representações semióticas utilizadas pela professora no processo de ensino. A partir de um grupo de discussão com professoras de anos iniciais, consolidou-se uma investigação sobre concepções e práticas pedagógicas no ensino de multiplicação, no qual foram discutidos temas como tabuada, calculadora, significados das operações, representações semióticas, dentre outros. Nesse processo, foram aplicadas atividades na sala de aula de cada professora, constituindo-se um diagnóstico detalhado sobre o conhecimento dos alunos acerca da operação, o qual foi discutido e problematizado no grupo. O texto conclui indicando que além da valorização das representações semióticas dos alunos, é necessário promover sua exploração pedagógica na socialização das estratégias, bem como em atividades de análise de estratégias diferentes, favorecendo a discussão sobre a validade, vantagem/desvantagem de diferentes procedimentos de resolução.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-250-1606-1 |