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Ampliação da jornada escolar no ensino fundamental: políticas e práticas da rede municipal de São Paulo é resultado de uma pesquisa desenvolvida entre 2016 e 2018 sobre a gestão de programas de educação integral do ensino fundamental realizados na rede municipal de São Paulo. O interesse pelo tema foi despertado a partir da vivência da autora como professora em projetos de ampliação da jornada escolar nessa rede.
Ampliação da jornada escolar no ensino fundamental: políticas e práticas da rede municipal de São Paulo é resultado de uma pesquisa desenvolvida entre 2016 e 2018 sobre a gestão de programas de educação integral do ensino fundamental realizados na rede municipal de São Paulo. O interesse pelo tema foi despertado a partir da vivência da autora como professora em projetos de ampliação da jornada escolar nessa rede.
A experiência na elaboração e realização de propostas para os estudantes trabalharem com o audiovisual na escola fora do seu turno regular mobilizou alguns questionamentos: por que alunos e professores gostam tanto dos “projetos de contraturno”? Qual o impacto desses cursos na rotina do gestor escolar? Afinal, é possível desenvolver uma aprendizagem de qualidade nesse espaço que possibilita dinâmicas tão diferentes da sala de aula?
Essas perguntas estão entrelaçadas com reflexões sobre as políticas para a educação básica no Brasil, que, por sua vez, são reinventadas e revistas periodicamente. Nesse campo reflete-se: como os conceitos e experiências de educação integral estão incorporados na docência? Por que ampliar a jornada escolar dos estudantes da rede pública é uma pauta tão presente nas políticas públicas para a educação básica?
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-4402-3 |