As Marcas do Vestir: Entre a Autoestima, a Psicanálise e a Moda

R$51.00

As identificações são fundamentais, constitutivas e atravessadas pelo laço social. Pela sua cultura, política, época, pelas relações, pelos territórios habitáveis, por sua localização e posição subjetiva. Tudo isso atravessa o corpo. Não só atravessa, como marca, insiste, permanece. Isso determina modos de vida, a subjetividade, a singularidade e como esse sujeito também se coloca no social por meio do vestir.

Pode parecer que o vestir fica distante ou diminuído diante das questões grandiosas e importantes da cultura e da política vigentes. Mas ele não o é. Os tecidos incidem no corpo e isso não acontece sem efeitos no psíquico, sem efeitos no olhar para o corpo, para aquilo que marca o corpo e que define o que é um sujeito a ser desejado. Por isso, esta obra é uma convocação para pensar sobre os efeitos do discurso da moda para além da obviedade. É uma convocação para olhar para si em meio a essas costuras que, em busca de fazer laço, podem fazer um nó.

Olhar para si requer coragem, mas também conhecimento desses lugares de manipulação e abertura para uma nova forma de observar a si mesma. Este livro não é uma obra pronta, na verdade, ele irá se refazer e tomar um novo sentido para cada leitora, assim como em uma sessão de análise, o saber aqui se inscreve nas palavras e na escuta. Ainda que o rigor teórico esteja presente e que você aprenda, questione, reflita e converse com os teóricos, eu te convido a atravessar esta leitura fazendo costuras possíveis com o que é seu.

AUTORES

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 21 × 14.8 × 0.8 cm
ISBN

978652503861-2

PÁGINAS

125