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Desejo e inconsciente são presenças irredutíveis em todas as experiências do sujeito. Traduzido pela psicanálise como falta de, o desejo atravessa o saber desde a infância; na ausência do desejo, não há busca pelo saber. A educação contemporânea, entretanto, racionaliza os processos, ditos formativos, negando o desejo dos que estão em formação.
Desejo e inconsciente são presenças irredutíveis em todas as experiências do sujeito. Traduzido pela psicanálise como falta de, o desejo atravessa o saber desde a infância; na ausência do desejo, não há busca pelo saber. A educação contemporânea, entretanto, racionaliza os processos, ditos formativos, negando o desejo dos que estão em formação. O livro Demanda do desejo na formação de professor propõe-se a compreender o direcionamento dado pelo desejo às experiências fundantes do sujeito, do professor e à construção de conhecimentos íntimos e detalhados sobre o funcionamento do seu mundo social, que lhe permite viver e ser reconhecido como membro competente do mundo em que atua. A autora revela pulsão de vida no desejo de responder questões que inquietam seu dia a dia docente e constrói a obra pautada no dispositivo de escutar a falta e o desejo. O livro sustenta-se no enfoque multirreferencial, em construtos da psicanálise e pelo aporte metodológico da Análise de Discurso. Nos discursos, elaborados a partir da consigna desejo/formação de professor, os sujeitos apresentados no livro produzem, na tensão entre seu desejo e o desejo do Outro, efeitos de sentido que promovem deslizamentos em seus significantes que vão atuar na constituição do sujeito, do professor-sujeito e nos resultados da sua formação. Trata-se de uma leitura de relevância acadêmica e social, para todos aqueles que se interessam por um par que se olha e se escuta: educação e psicanálise.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-250-0650-5 |