Formação Docente: Recriação da Prática Curricular no Ensino Superior

R$71.00

A investigação sobre o Desenvolvimento Profissional do Docente/Formador é algo em aberto no ensino superior. Neste livro foi vinculada a formação docente com a recriação da prática curricular, em que os professores assumiram-se como sujeitos ativos, articulando os diferentes núcleos formativos do curso. Diante disso, a problemática desta investigação é: quais características do espaço formativo favorecem e limitam o DPD numa perspectiva crítica de recriação da prática curricular pela transformação do contexto interativo? Almejando algumas respostas, criamos no curso de licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus Santo Augusto – um grupo de estudos para formação de professores na recriação curricular denominado: Desenvolvimento Profissional Docente na licenciatura em Computação (DPDLiC), que teve como base teórica L. S. Vigotski, cujo princípio central consiste na concepção de que o desenvolvimento pessoal é resultado de um processo mediado histórica e culturalmente. Também nos apoiamos em Carr e Kemmis (1988), que defendem a pesquisa-ação crítica e emancipatória para promover o DPD.

AUTORES

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
ISBN

978-85-473-2832-0