R$73.00
Este trabalho é o resultado atualizado de minha pesquisa de mestrado defendida em 1994, sob o título “Escolas Sem Professores: o rádio educativo nas décadas de 1920–40”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As fontes analisadas surpreenderam articulações entre projetos de “regeneração nacional” e a implantação da radiodifusão educativa entre as décadas de 1920 a 40 no Brasil, resgatando sinais de tensões socioculturais na organização técnica e na preparação de programas radiofônicos.
Este trabalho é o resultado atualizado de minha pesquisa de mestrado defendida em 1994, sob o título “Escolas Sem Professores: o rádio educativo nas décadas de 1920–40”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As fontes analisadas surpreenderam articulações entre projetos de “regeneração nacional” e a implantação da radiodifusão educativa entre as décadas de 1920 a 40 no Brasil, resgatando sinais de tensões socioculturais na organização técnica e na preparação de programas radiofônicos.
A investigação acompanhou, ainda, intervenções realizadas por educadores ligados ao movimento da Escola Nova sobre a radiodifusão, articulando tentativas de padronização das irradiações para uniformizar valores e costumes sociais.
Procuramos também desvendar, por meio dos discursos e projetos de regulamentação e controle da radiodifusão provenientes desses agentes, nuances das relações de poder que envolveram a organização de recursos audiovisuais no ensino e de mecanismos de controle sobre a audiência para uma “educação dos sentidos”, acompanhando, porém, possibilidades autônomas de sua utilização e recepção.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-5820-526-5 |