R$86.00
Esta obra busca demonstrar de que forma a Filosofia de Serres se constitui como abordagem substantiva das multiplicidades a partir de uma teoria da comunicação. Considera-se que essa abordagem das multiplicidades como teoria da comunicação possa contribuir para se pensar um projeto de filosofia da educação como ‘a’fundamento da educação.
Esta obra busca demonstrar de que forma a Filosofia de Serres se constitui como abordagem substantiva das multiplicidades a partir de uma teoria da comunicação. Considera-se que essa abordagem das multiplicidades como teoria da comunicação possa contribuir para se pensar um projeto de filosofia da educação como ‘a’fundamento da educação. Trata-se de ‘a’fundamento da educação visto que essa filosofia tensiona sobre os clássicos pares sujeito-objeto e conhecimento-ação, retirando-os da posição de categorias de totalidade. Tal projeto de filosofia da educação, por sua vez, estaria em melhor consonância aos desafios contemporâneos da educação que a filosofia de Michel Serres reconhece naquilo que denomina população Polegarzinha e que fazem as diretrizes tradicionais da educação confrontarem-se com a necessidade cada vez mais presente de uma educação como relação na diferença. Para tratar essa questão, a obra se organiza em cinco capítulos, nos quais se busca, primeiramente, uma apresentação da vida e obra de Michel Serres a partir, sobretudo, da presença recorrente de personagens no conjunto de sua obra e, posteriormente, o estabelecimento dos conceitos de uma filosofia das multiplicidades como teoria da imanência, com a qual, considera-se, a filosofia de Serres dialogue. Nesse sentido, o segundo e terceiro capítulos estabelecem os direcionamentos conceituais que passam pela leitura respectiva de Deleuze e de Serres sobre a filosofia de Leibniz, demonstrando as possibilidades e as limitações desse clássico na abordagem das multiplicidades em princípio. Por fim, no quarto e quinto capítulos, busca-se cartografar a filosofia das multiplicidades de Serres, como teoria da comunicação, e de que forma essa teoria da comunicação pode contribuir para se pensar um projeto de filosofia da educação como ‘a’fundamento da educação.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-86034-53-0 |