DESCRIÇÃO
Fonoaudiologia, criança e família: cenas clínicas cotidianas traz, para fonoaudiólogos e outros profissionais que trabalham com crianças, a proposta de esmiuçar a participação da família na prática clínica cotidiana de atendimento fonoaudiológico, bem como a análise e o raciocínio clínico sobre o que a criança apresenta. A “primeira infância” é o mais importante período do neurodesenvolvimento e da constituição da criança ouvinte em um sujeito criativo, psíquico e social. Essa perspectiva é crucial para que se identifiquem subsídios relacionados às questões de atenção (TDAH), de consciência fonológica (processamento auditivo, aquisição de leitura e escrita, Dislexia), de cognição (dificuldade de aprendizagem funcional, deficiência intelectual), de fala (Apraxia de Fala Infantil/AFI), de linguagem (TDL, TEA, transtorno psiquiátrico etc.). Este livro se propõe a analisar que diagnósticos infantis não surgem aleatoriamente, nem de repente e podem não ser definitivos. É emergencial que famílias e profissionais possam considerar que, no percurso de vida de uma criança, algo pode ter escapado ou ter sido negligenciado, deflagrando nela dificuldades funcionais. Ou ainda, que sintomas de algum diagnóstico, de fato, sempre estiveram presentes e não foram observados. Com tal objetivo, privilegia-se aqui temas como Pré-escola/Escola, Família e Saúde no acompanhamento de crianças porque atravessam interpretações possíveis sobre fala, linguagem, aprendizagem, leitura e escrita.
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