DESCRIÇÃO
O livro O legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de professores normalistas no Ceará possibilita ao leitor compreender o contexto histórico, social, político, cultural e econômico no processo de formação de professores normalistas no início do século XX, no Ceará, sob um novo olhar. A obra revela o discurso crescente no Brasil de intelectuais, educadores e políticos de espírito nacionalista que professavam “Tudo pela Pátria”; “Tudo pela República”; “Tudo pela humanidade”, oportunidade em que eles igualmente denunciavam a necessidade de o país se livrar do fardo do analfabetismo e clamavam por reformas urgentes na educação para o Brasil entrar na rota da modernidade. Em um texto acessível, discute os efeitos desses discursos, proferidos inicialmente em São Paulo, que motivaram o governador Washington Luís a nomear um dos principais críticos das mazelas do analfabetismo da época, o Prof. Sampaio Doria, resultando nas primeiras reformas educacionais baseadas nos pressupostos da Escola Nova, difundidas pelo americano John Dewey. Com o espírito de cultivo à educação cívica e de renovação social e cultural do Brasil no século XX, esta obra se propõe a reacender o debate após a chegada do jovem professor paulista Manoel Bergstrõm Lourenço Filho, integrante da Liga de Defesa Nacional de São Paulo, no Ceará, em 1922, para lecionar a cadeira de Psicologia e Pedagogia e Didática, na Escola Normal Pedro II e logo nomeado como diretor geral da Instrução Pública para liderar as reformas em todo o estado. O conteúdo desta obra destaca, de forma inédita, a criação do primeiro Laboratório de Psychologia Experimental e Pedagogia, instalado no novo prédio da Escola Normal do Ceará, face às novas reformulações implementadas pelo Prof. Lourenço Filho para aplicação de testes psicológicos a fim de aferir e mensurar o desenvolvimento cognitivo, a habilidade, a inteligência e o comportamento do aluno. Por seu conteúdo, este livro possui uma excelente fonte documental e estudos bibliográficos instigantes para todos que se interessam pelo processo de formação de professores. Enfim, trata-se de uma obra marcante para a história da educação brasileira, escrita numa linguagem clara e objetiva.
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