Os Sentidos do Ensino de Sociologia no Brasil nos Anos 1920-1940
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Os Sentidos do Ensino de Sociologia no Brasil nos anos 1920 -1940 investiga aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil.
AUTORES
Os Sentidos do Ensino de Sociologia no Brasil nos anos 1920 -1940 investiga aspectos da institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Para tanto, pesquisamos a relação entre a produção e a sistematização do conhecimento sociológico no Brasil e os momentos de reconhecimento institucional da disciplina nos currículos escolar e acadêmico. Especificamente – com a intenção de capturar sentidos do Ensino de Sociologia entre as décadas de 1920-1940 – a pesquisa investiga e relaciona o debate em torno da presença da disciplina na escola básica e seu surgimento no espaço acadêmico. No período destacado, estabeleceu-se uma disputa em torno dos sentidos assumidos pela disciplina – conectados ora à escola, ora à universidade – para sistematização do conhecimento sociológico no Brasil. Buscamos os pontos de aproximação e de distanciamento entre tais sentidos e os porquês dessas movimentações. Em outras palavras, procuramos analisar como operam os processos de aceitação ou recusa da disciplinarização escolar e acadêmica da Sociologia, vistos a partir dos documentos curriculares oficiais, das reformas do ensino secundário e do debate em torno do retorno da disciplina ao currículo e como, de fato, tal processo se dá no período destacado. Identificamos – a partir do mapeamento dos espaços de produção e debate, portanto da circulação das ideias – como diferentes concepções de Sociologia e Educação acabaram por produzir diferentes sentidos em disputa sobre o ensino e a pesquisa em Sociologia – que analisamos em suas diferentes facetas.
Informação adicional
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-5820-444-2 |