R$94.00
Ouvir professores e professoras implica em “conhecer” suas narrativas a partir da história temporal em que eles/as viveram. As narrativas docentes podem revelar como as dinâmicas das organizações do trabalho pedagógico são estabelecidas e como elas repercutem no desempenho profissional dos docentes. Assim, fomentar o diálogo entre pesquisadores/as e professores/as, sobre o trabalho pedagógico, tem se constituído como uma estratégia capaz de favorecer um novo contexto para colaboração. Essa criação de intercâmbio é indispensável para a reflexão em torno dos dilemas éticos e teórico-metodológicos do trabalho dos/as professores/as.
Ouvir professores e professoras implica em “conhecer” suas narrativas a partir da história temporal em que eles/as viveram. As narrativas docentes podem revelar como as dinâmicas das organizações do trabalho pedagógico são estabelecidas e como elas repercutem no desempenho profissional dos docentes. Assim, fomentar o diálogo entre pesquisadores/as e professores/as, sobre o trabalho pedagógico, tem se constituído como uma estratégia capaz de favorecer um novo contexto para colaboração. Essa criação de intercâmbio é indispensável para a reflexão em torno dos dilemas éticos e teórico-metodológicos do trabalho dos/as professores/as.
Nesta obra tomamos como ponto de partida algumas pesquisas que se ocupam em compreender a aprendizagem docente, o trabalho pedagógico, assim como o conjunto de demandas que emergem nos diversos contextos na contemporaneidade.
Por meio desta coletânea, problematizamos a importância de desenvolver estudos e pesquisas que envolvem narrativas de professores e professoras. Estudar as narrativas docentes reafirma a relevância de conhecer, de escutar, e de falar com professores e professoras tanto na educação básica como na superior.
Uma das características mais notáveis dos estudos que compõem este livro é a variedade de temáticas que se usa para pesquisar as trajetórias formativas e profissionais dos professores e professoras em formação inicial e/ou formação continuada. A partir das narrativas docentes é possível “configurar” sua visão sobre ensinar e aprender, refletindo sobre situações da prática cotidiana.
Por fim, o trabalho com narrativas permite uma dinâmica colaborativa capaz de proporcionar um espaço-tempo de reflexão acerca das atividades docentes, ou seja, em última instância a pesquisa de abordagem narrativa sociocultural é uma alternativa importante para o desenvolvimento profissional docente.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 27 × 21 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-3002-6 |