DESCRIÇÃO
O livro Políticas públicas de educação ambiental articuladas à pedagogia histórico-crítica lança luzes para a compreensão dos contextos das políticas públicas educacionais no atual período histórico, político e socioambiental, levando em consideração as interlocuções e as contextualizações com as Políticas de Educação Escolar Quilombola.
A obra foi organizada a partir de estudos desenvolvidos nas Pesquisas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/Uesb), mestrado em Educação, em um período de ataques à ciência e às políticas públicas consolidadas com muitas lutas lideradas pela classe trabalhadora.
O eixo condutor do livro é a análise e a reflexão críticas das políticas públicas de Educação Ambiental, bem como os programas estabelecidos pelo Estado, e como elas materializam-se nos contextos das escolas quilombolas, referendadas nas categorias da totalidade, da mediação, da contradição, da práxis e do trabalho como princípio educativo, assim como as múltiplas determinações do objeto em questão em um movimento histórico, almejando a formação integral dos sujeitos, com o propósito de interferir na sociedade e contribuir para sua transformação, como pressupõe a teoria materialista histórica e dialética.
Convidamos o leitor a embarcar nesse tema tão urgente e necessário de Educação Ambiental, pois é necessário dar centralidade à temática. O livro está destinado a educadores, pesquisadores, profissionais da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, aos militantes de Educação Ambiental e de movimentos ambientalistas e quilombolas.
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