DESCRIÇÃO
O presente livro tem por objetivo analisar as contradições e as possibilidades de “travessia” para a formação omnilateral, politécnica e unitária, considerando a relação entre terra, trabalho e educação, no Ensino Médio Integrado ao técnico em Agropecuária do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso).
O livro está estruturado sob três dimensões: Terra, Trabalho e Educação. O primeiro capítulo aborda a formação do Estado brasileiro e a questão do acesso, da posse e do uso de terras, suas tensões, disputas e contradições. O segundo capítulo apresenta algumas categorias necessárias ao debate sobre a relação Estado-Trabalho-Educação, como: formação omnilateral, politécnica e unitária, tendo o Ensino Médio Integrado como possibilidade na realidade atual. O último capítulo apresenta os achados da pesquisa empírica, buscando identificar as relações e correlações de forças que se estabelecem na constituição e no desenvolvimento do projeto pedagógico do Ensino Médio Integrado ao técnico em Agropecuária no IFMT, considerando o contexto socioeconômico-cultural, tendo por base a disputa por hegemonia entre setores do agronegócio e o projeto de sociedade dos Movimentos Sociais do Campo; bem como analisa, dentro da realidade contraditória, as possiblidades de “travessia” para a formação politécnica, omnilateral e unitária.
A proposta em construção do Ensino Médio Integrado ao técnico em Agropecuária do IFMT é produto da disputa por hegemonia entre a concepção socialista defendida pelos Movimentos Sociais do Campo e a concepção tecnicista e utilitarista defendida por setores do agronegócio. Estão se construindo nos Institutos Federais possibilidades, caminhos, com muitos desafios, para uma formação politécnica, omnilateral e unitária.
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