Turismo & Capital

R$89.00

A obra que Rodrigo Meira Martoni consagra à teoria crítica do turismo constitui uma grande honra para os que se dedicam à pesquisa e à reflexão. Além disso, ela é para mim uma fonte de emoção e de esperança, porque aparece exatamente 21 anos depois da dissertação que apresentei em 1998 e que introduzia a questão do método como um problema central para uma epistemologia do turismo.
Falar do turismo como uma teoria social, elevando-o a um objeto de conhecimento, constitui uma autêntica provocação que pode apresentar-se em cenários intelectuais diversos, cuja unidade sobre seu aporte de cientificidade, no entanto, ainda não foi estabelecida. Ao ouvir a palavra “turismo”, há quem se sinta tomado por desdém quanto a sua reflexão e teorização, fato que leva à adesão a uma posição “reificada” ou promove a ilusão de que a realidade é somente o percentual quantificável ou experimentado pelo “eu”. Assim, o turismo reduz-se à reprodução das práticas expressas pela gestão dos destinos, planejamento de produtos, criação de roteiros, políticas de ocupação de espaços, estudos de oferta e demanda e relatos de experiências inusitadas de turistas em lugares exóticos.
A obra em tela é um exercício intelectual de superação e de desmistificação do turismo como objeto desenraizado da materialidade social.

AUTORES

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm
ISBN

978-85-473-3006-4