Entre em contato: (41) 3156-4731

Edit Content
Edit Content

Por Ivone Santana Amorim e Wolney Almeida, autores de Trilhas de aprendizagem para a educação bilíngue de surdos

A educação contemporânea tem como base o pilar da inclusão. Diversos documentos legais na educação brasileira reforçam esse compromisso, como a Declaração de Salamanca, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei Brasileira de Inclusão, entre outros. Esses marcos asseguram que alunos com deficiência tenham os mesmos direitos de aprender que qualquer outro estudante.

As salas de aula de hoje são cada vez mais heterogêneas, compostas por alunos com deficiência e outras diferenças que desafiam o professor em sua prática pedagógica. Esse cenário exige novas estratégias de ensino para garantir a aprendizagem de todos.

Diante desse contexto, o livro Trilhas de Aprendizagem para a Educação Bilíngue de Surdos foi desenvolvido para apoiar o professor da sala de aula comum, oferecendo formação essencial para compreender o estudante surdo, sua história, seus desafios e suas formas de aprendizagem. É fundamental reconhecer que o estudante surdo possui características e singularidades que não podem ser ignoradas no processo educativo.

Além disso, a obra disponibiliza links para livros de acesso gratuito, sugestões de filmes em Libras e um glossário fundamentado em documentos essenciais para a educação inclusiva. Sem dúvida, trata-se de um livro indispensável na prateleira, física ou digital, de todo professor comprometido com uma educação acessível e de qualidade.

Sobre os autores

Wolney Gomes Almeida é doutor em Educação, especialista em Libras, Ciências Neurológicas, Deficiências Múltiplas e Surdocegueira. Graduado em Letras-Libras e em Comunicação Social.

Ivone Santana Amorim é mestre em Letras, especialista em Educação Especial, em Língua Portuguesa, em Metodologia do Ensino Superior, em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, em Formação Continuada em Mídias na Educação. Graduada em Letras e em Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *