A Dialogicidade Extensionista a Partir das Relações Multi, Inter e/ou Transdisciplinares e Interprofissionais: o Caso do Projeto Universitário Cidadão
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Alguns processos educacionais tradicionais provocaram uma hiperespecialização do conhecimento, impedindo o indivíduo de ver o global (compartimentado pelas disciplinas escolares), bem como o essencial (relativizado pela cultura científica).
AUTORES
Alguns processos educacionais tradicionais provocaram uma hiperespecialização do conhecimento, impedindo o indivíduo de ver o global (compartimentado pelas disciplinas escolares), bem como o essencial (relativizado pela cultura científica). Esses modelos de aprendizagem convencionais devem ser permanentemente desafiados por metodologias que criam zonas de “permeabilidade epistêmica” como a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a interprofissionalidade, as quais devem ser vistas como flechas de um único arco: o conhecimento.
A extensão universitária como um dos eixos da educação superior é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa, e promove uma dialogicidade entre setores da universidade e da comunidade por meio da inserção social do universitário, ação imprescindível para sua formação geral, acadêmica e profissional .
Este livro traz uma incursão nesse universo de interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento por meio da análise de uma experiência extensionista denominada Projeto Universitário Cidadão, que possibilitou observar e registrar a atuação extramuros de um grupo de acadêmicos em uma das regiões mais empobrecidas do estado de Minas Gerais: os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Uma obra permeada de relatos honestos de vivências educacionais exitosas e de experiências humanizadoras. Um convite à leitura.
Informação adicional
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-5523-244-8 |