R$55.00
Este livro é um guia prático a fim de explicitar quatro sociodramas primários e de uma breve descrição de algumas técnicas de dramatização, que foram utilizadas para desenvolvimento das respectivas habilidades socioemocionais reconhecidas internacionalmente e pensadas tanto para profissionais da área da educação, quanto para os seus respectivos alunos.
Este livro é um guia prático a fim de explicitar quatro sociodramas primários e de uma breve descrição de algumas técnicas de dramatização, que foram utilizadas para desenvolvimento das respectivas habilidades socioemocionais reconhecidas internacionalmente e pensadas tanto para profissionais da área da educação, quanto para os seus respectivos alunos.
Serão abordados nesta publicação, a teoria socionômica que teve suas origens no “teatro da espontaneidade”, desenvolvida por Jacob Levy Moreno. O foco da abordagem trazida é a sociatria, por meio de seu método o sociodrama, bem como, da sociodinâmica e da sociometria, que utilizam respectivamente a teoria dos papéis e o método sociométrico como recurso metodológico para mensuração das intervenções realizadas mediante os sociodramas aplicados em grupos focais.
A socionomia é reconhecida como a ciência das leis sociais, logo deverá ser considerada uma ciência orientada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que estruturam a personalidade de cada um dos membros dos grupos objetos de intervenção.
Agora convidamos você a lançar um novo olhar para o “professor”, vendo-o como protagonista, engajado em um projeto de inovação educacional para além do século XXI, ao mesmo tempo que vislumbra uma escola para o futuro, através de uma nova experiência: uma verdadeira viagem ao universo de Jacob Levy Moreno, no qual a realidade suplementar, os enigmas, os sonhos, as livres associações e a loja mágica estão ao nosso alcance, e são tangíveis, tanto quanto os inúmeros papéis por nós adotados cotidianamente.
Desenvolver as habilidades socioemocionais em profissionais da educação é revestir o professor da centelha divina que todos já possuem dentro de si, basta abrir a caixa mágica da sua criatividade e espontaneidade e ali estarão contidos seus campos de experiência, a infância, as brincadeiras, o jogo para participar e explorar outros universos, ou seja, conhecer o seu átomo social (núcleo de relações), o seu próprio Eu, o Outro e o Nós, num contexto de conserva cultural, que em linhas gerais precisará ser trabalhado por eles com os seus alunos numa perspectiva de empatia.
Com a utilização do sociodrama em sala de aula, o professor reveste-se do manto de habilidades, como num passe de mágica, tornando-se o diretor, produtor e analista social desse novo jogo, em que os alunos são jogadores, e ao mesmo tempo atores e autores de suas próprias experiências num eterno devir.
Convém ressaltar que esta publicação não tem por objetivo discutir aprofundamentos teóricos e metodológicos da socionomia, mas apresentar o sociodrama numa perspectiva pedagógica despertando o leitor na busca de novas experiências. Maiores avanços na compreensão dos temas a serem tratados poderão ser buscados nas referências ao final do livro.
Peso | 300 g |
---|---|
Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-4560-0 |