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No início da abertura democrática, nos anos 80, voltei ao Brasil. Encontrei um país diferente do que deixara, principalmente pela emergência de novos atores sociais, como o sindicalismo do ABC, o Partido dos Trabalhadores, as comunidades eclesiais de base etc.
No início da abertura democrática, nos anos 80, voltei ao Brasil. Encontrei um país diferente do que deixara, principalmente pela emergência de novos atores sociais, como o sindicalismo do ABC, o Partido dos Trabalhadores, as comunidades eclesiais de base etc.
Meu entendimento foi que a Igreja Católica tinha tido um papel fundamental na oposição ao regime militar e na emergência dos movimentos sociais. Debrucei-me, então, sobre essa instituição no país.
Nasceram dois ensaios desses estudos. No primeiro, Lula e o PT: da esperança ao feijão-com-arroz & outros escritos, descobri que o líder sindical era no imaginário um mito messiânico de caráter cristão. No segundo, O sujeito oculto do lulopetismo e dos movimentos sociais, apontei que a Teologia da Libertação, doutrina católica muito influente na América Latina, era a ideologia escondida na germinação do fenômeno político contemporâneo.
O presente ensaio, O espírito do catolicismo e do Barroco na cultura brasileira, constitui uma incursão às raízes remotas do catolicismo e sua influência estruturante na fundação da cultura brasileira. Nesse percurso, cruzei com a cultura do Barroco e foi em um estalo que realizei seu profundo impacto e seus vestígios ainda presentes na mentalidade brasileira.
O Estado português, desde a Revolução de Avis (1385), configurou-se como patrimonial. O Brasil herdou essa estrutura, como descreve Faoro sobre o patronato político nacional, em Os Donos do Poder. No entanto há uma lacuna em sua grande obra que é a herança do catolicismo e do Barroco na cultura brasileira. Tal é o nosso propósito.
O catolicismo não é considerado em sua dimensão de fé transcendental, e sim enquanto ideologia, construída principalmente por São Paulo e por Santo Agostinho. Foi sua vertente fundamentalista, ibérica, que foi transplantada para a Colônia portuguesa. Em estreita associação com ela, exportou-se a cultura do Barroco. Pode-se detectar a influência dessa mentalidade, por exemplo, no campo jurídico como o extremo legalismo (convivendo com a grande ilegalidade), no labirinto do sistema político nacional, no inesperado na dinâmica social. Tudo revelando um país aquém da modernidade.
Nos escritos políticos, incluídos nos anexos, é descrita uma resultante trágica dessa mentalidade arcaica no fenômeno político contemporâneo do soba.
Peso | 300 g |
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Dimensões | 21 × 14.8 × 2 cm |
ISBN | 978-85-473-2521-3 |