Trabalho e Autogestão na Perspectiva da Comunicação
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Neste livro, o autor investiga as relações de comunicação em fábricas recuperadas por trabalhadores, buscando identificar os entrelaçamentos constitutivos das atividades de comunicação e trabalho. A partir da perspectiva do materialismo histórico, o autor analisa as mudanças implementadas pela racionalização do trabalho durante todo o século XX, para responder de que maneira as mudanças na gestão e nas atividades de trabalho se refletem nessas relações de comunicação.
AUTORES
Neste livro, o autor investiga as relações de comunicação em fábricas recuperadas por trabalhadores, buscando identificar os entrelaçamentos constitutivos das atividades de comunicação e trabalho. A partir da perspectiva do materialismo histórico, o autor analisa as mudanças implementadas pela racionalização do trabalho durante todo o século XX, para responder de que maneira as mudanças na gestão e nas atividades de trabalho se refletem nessas relações de comunicação. O livro explica como se dão as relações de comunicação em uma situação onde as relações de produção já não ocorrem sob o modelo hierarquizado tradicional de empresas capitalistas, bem como de que forma a comunicação funciona no modelo autogestionado. O autor apresenta uma diferenciação entre fluxos de informação e relações de comunicação, conceito que o autor defende como mais adequado para compreender os processos comunicacionais. A investigação é conduzida a partir de uma triangulação metodológica, mapeando as atividades de trabalho no chão de fábrica a partir de métodos de observação e entrevistas com trabalhadores. Os dados são analisados na perspectiva do binômio comunicação e trabalho, partindo das condições de produção do trabalho nas fábricas e busca identificar, no discurso dos trabalhadores, as tensões e contradições do empreendimento autogestionário no atual estágio do capitalismo.
Informação adicional
Peso | 300 g |
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Dimensões | 23 × 16 × 2 cm |
ISBN | 978-65-250-0773-1 |